Você está em: Início Das Eleições e Posse

Das Eleições e Posse

E-mail Imprimir PDF

Art. 53. De 02 (dois) em 02 (dois) anos, na primeira quinzena do mês de junho, em Assembleia Geral Eletiva, serão eleitos os 05 (cinco) membros titulares e 02 (dois) suplentes do Conselho Deliberativo, os 07 (sete) membros da Diretoria Executiva e os 03 (três) membros titulares do Conselho fiscal e 01 (um) suplente.

Art. 54. Com a antecedência de 90 (noventa) dias para as eleições, a Diretoria Executiva publicará Edital de convocação nas dependências do OPTC e em jornal de circulação regional, nomeando uma Comissão Eleitoral composta por 01 (um) Presidente e 02 (dois) secretários, sendo todos sócios titulares, os quais não poderão ser Diretores, membros do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e nem candidatos no pleito.

Art. 55. As eleições serão dirigidas pela Comissão Eleitoral e terão o auxílio de funcionários do Clube.

Art. 56. As chapas para Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo serão apresentadas à Secretaria do OPTC até 30 (trinta) dias antes das eleições para o devido registro, de forma completa, conforme estabelecido neste Estatuto.

Art. 57. Todo sócio titular em dia com suas obrigações poderá se inscrever para concorrer a uma vaga do Conselho Fiscal, apresentando à Secretaria do Clube o seu nome até 30 (trinta) dias antes das eleições para o devido registro.

Art. 58. Somente poderão concorrer às eleições e votar os sócios titulares com idade superior a 18 (dezoito) anos, que estejam em dia com seus deveres junto ao Clube até a data do protocolo do pedido de registro, não sendo permitida a candidatura a mais de um cargo.

Art. 59. No prazo de 02 (dois) dias úteis após o encerramento das inscrições, a Comissão Eleitoral deverá se manifestar a respeito das inscrições cujo registro houver sido solicitado, publicando o parecer no quadro de avisos do Clube.

Art. 60. A reeleição é permitida apenas para 02 (dois) mandatos consecutivos, independentemente do cargo.

Art. 61. O voto será secreto, facultativo, não sendo admitido voto por procuração ou através de correspondência.

Art. 62. Será usada cédula única, contendo os nomes de todos os candidatos registrados e respectivos cargos, sendo ela impressa e distribuída pelo Clube, de acordo com o modelo estabelecido pelo Regimento Interno.

Art. 63. Os trabalhos de votação serão iniciados e encerrados de acordo com o Edital de Convocação, observado o Regimento Interno, iniciando-se a apuração ao término da votação.

Art. 64. Encerrada a apuração, serão proclamados os eleitos, lavrando um dos secretários da Comissão Eleitoral a ata dos trabalhos, que será assinada pelos demais membros da Comissão e pelos sócios presentes.

Art. 65. As impugnações e os casos omissos relativos às eleições serão resolvidos pela Comissão Eleitoral junto ao Conselho Deliberativo.

Art. 66. A posse dos eleitos se dará até o dia 30 (trinta) de junho em reunião solene do Conselho Deliberativo, quando será apresentado o relatório da Diretoria Executiva cujo mandato estiver terminando.